terça-feira, 30 de junho de 2009

Michael is Dead


- The King of Pop!

O título do post é inspirado na música do grupo Living Colour, Elvis is Dead. Na música escrita por Vernon Reid (guitarrista), o autor discorre acerca da mitologia criada com a morte do Rei do Rock. As circunstâncias das mortes de Michael e Elvis são bastante semelhantes. Especula-se que Jackson teria tomado uma dose muito grande de remédios, assim como Elvis. Óbvio que com a morte do Rei do Pop, serão também criados alguns mitos e outros deles que já existiam com Michael Jackson em vida serão reforçados.

Isso é inevitável. Michael Jackson era um cara extremamente talentoso, pôs a música negra em evidência (principalmente o R&B, mas também o soul, o funk, o hip hop, dentre outros estilos). Com os Jackson 5 atravessou os anos 70 e trilhou com bastante sucesso a era da discoteca. Graças ao inegável talento e a muitos ensaios sob a vigilância severa do pai (infelizmente!!!!!), Diana Ross lançou o grupo ao final dos anos 60 com grande sucesso. Dono de uma voz afinadíssima, Michael chamou a atenção e liderou o grupo até meados dos anos 70, quando partiu definitivamente para a carreira solo. Vieram os anos 80 e a parceria iluminada com Quincy Jones. Juntos, eles produziram os discos Off The Wall (excelente!), Thriller (o mais vendido da história) e Bad, o filme The Wiz (com Diana Ross, sua madrinha na música e o genial Richard Pryor) e o single We Are World (Iarnuou!), escrito em conjunto com Lionel Richie e cantado junto com vários artistas, incluindo caras do quilate de Bob Dylan, Ray Charles, Bruce Springsteen e Cyndi Lauper (tudo bem que ninguém se lembra dela hoje, mas nos anos 80 ela era a principal rival da Madonna em seu nicho fonográfico). Além disso, Michael impressionou, praticamente inaugurando a era do videoclipe. Seus clipes eram cheios de grandes coreografias (com sentido, coisa que não vejo nas coreografias de clipes atualmente) e efeitos especiais. Assim foram os clipes de Thriller, Billie Jean, Bad (com 17 minutos de duração, dirigido por Scorcese e com atuação de Wesley Snipes), Black and White, os passos do moonwalk, dentre tantas outras coisas. Os anos seguintes foram o seu ocaso, Michael começou a cair em desgraça. Com sua morte, ele deixa um grande obra e legado para aqueles que gostam verdadeiramente da arte que MJ criou. Michael Jackson é uma das maiores personalidades do século XX, ao lado de Einstein, Picasso, Pelé, etc.

Por falar em gênios, nossa homenagem ao Rei do Pop é um clipe que ele fez com MJ... Michael Jordan, o Rei do Basquete. O clipe da música "Jam" não é daqueles arrasa quarteirão, cheio de efeitos que Jackson já fez, mas é muito divertido. É só clicar em cima do link:

http://www.youtube.com/watch?v=13ZGZexsaFo&feature=fvst

Nenhum comentário:

Postar um comentário