terça-feira, 21 de julho de 2009

Lua


- Ó Lua vai... Iluminar os pensamentos dela! Fala pra ela que sem ela eu não vivo! Viver sem ela é o meu maior castigo!

Com um pagodinho eu começo a falar deste dia do aniversário desta que é uma das grandes aventuras ou a maior farsa de todos os tempos da humanidade (sera que foi armação da NASA? ou da CIA? ou do FBI? ou da Globo? ou da Record? ou da Band? ou da RedeTV?): Ontem fez 40 anos da viagem até Lua pelos EUA. "Um pequeno passo para o homem, mas um enorme salto para a humanidade", disse Neil Armstrong. Nossa homenagem do Livre Arbítrio, ao invés de emocionantes e chatas matérias falando sobre o que Fulano de Tal fazia neste dia há 40 anos atrás (Fulano respondeu: Estava no banheiro dando uma....), será a seguinte: lembrar algumas menções à Lua em nossa cultura geral (algumas boas, outras nem tanto). Tipo aquelas listas sobre qualquer coisa que as pessoas fazem por aí nas tvs em geral. Vamos à eles:

1- Bark at The Moon (música do Ozzy Osbourne, da carreira solo)- Para mim uma das melhores músicas da carreira solo do ex-vocalista do Black Sabbath, ao lado de No More Tears e Perry Mason. Quem nunca delirou ao ouvir os solos de guitarra dessa música que atire a primeira pedra!

2 - The Dark Side of The Moon (álbum do Pink Floyd, 1973):



Pra começar, uma das melhores capas de disco da história. Mas por dentro também o álbum é genial, para muitos o melhor da história da banda e um dos melhores do rock. Deste disco saíram hits como Money e Time, dentre outras obras primas como Breathe, The Great Gig of the Sky (com um show de Clare Torry), Us and Them (a minha música preferida deste disco). Quem não conhece não sabe o que está perdendo. Quem conhece, vale a pena ouvir de novo.

3 - Da Terra à Lua (livro escrito por Júlio Verne em 1865)

Júlio Verne, escritor francês, é considerado um dos grandes romancistas da história mundial. Ficou conhecido por escrever literatura infanto-juvenil e fazer da temática científica um guia para a sua obra. Da Terra à Lua conta a história da tentativa de uma organização americana de mandar um foguete tripulado à Lua. Há continuação no livro A Roda da Lua de 1869. Alguns fatos a serem observados como por exemplo: no livro o foguete parte para a Lua de Tampa, que fica a 30 km da base de Cabo Canaveral da NASA. Além disso, o foguete conta com 3 passageiros, como a Apolo 11 faria 104 anos depois. O que mostra a capacidade visonária das obras de Verne.

4- Moonwalk (passo de dança POPULARIZADO por Michael Jackson)



O passo de dança mais repetido, copiado e executado na música pop nos últimos anos não foi inventado por Michael Jackson, mas sim por dançarinos de jazz dos anos 30. Em 1952, Bill Bailey, um dançarino de sapateado gravou um filme pela primeira vez com a execução do moonwalk. Depois James Brown também executou o passo algumas vezes, como no genial fime The Blues Brothers. Por fim Michael Jackson o utilizou como grande sucesso no show de aniversário da gravadora Motown na música Billie Jean. Este passo ficou tão popular que ele sempre repetiu diversas vezes durante sua carreira no clipe da música Smooth Criminal, em shows e até o filme Moonwalker ganhou esse nome graças ao passo. O que um passo de dança não faz pela vida das pessoas, não?

5- La Bella Luna (música dos Paralamas)

O disco não vendeu muito, a música não é muito falada entre as mais conhecidas, mas La Bella Luna é uma belíssima música, não há o que questionar.

6- Keith Moon (baterista do The Who)

Poucas vezes um nome caiu tão bem para descrever a personalidade de uma pessoa. O lunático Keith conhecido por sua visceralidade para tocar bateria (com raiva, como se fosse destruí-la), sua personalidade destrutiva dentro e fora do palco, Moon é considerado um dos maiores bateristas da história do rock. Neste vídeo é fácil entender o porquê.

7- Mundo da Lua (seriado exibido na TV Cultura e TVE de 1991 a 1993)

O seriado protagonizado pelo menino Lucas Silva e Silva, criado por Flávio de Souza da genial equipe de séries e programas infantis da TV Cultura, é um dos melhores programas para crianças da história. Lucas narra histórias criadas a partir de seus problemas cotidianos a um velho gravador dado pelo avô. Vale a pena ver as atuações de Luciano Amaral (o Lucas), Gianfrancesco Guarnieri (o avô) e Antonio Fagundes (o pai, em uma de suas melhores atuações).

8- Lua de Cristal (filme de 1990)

O bizarro filme protagonizado por Xuxa e Sergio Mallandro (isso mesmo!) é uma das maiores bilheterias do cinema brasileiro, com 7 milhões de espectadores. E ainda gerou aquela música chatíssima Lua de Cristal, PQP, que droga!

Um comentário:

  1. Bravo!
    Música, personalidades e tv.
    Lua: mitos, lendas e crenças. Faces, fases e fatos.
    ...E que a luz lunar esclareça os obscuros momentos do dia.

    ResponderExcluir