sexta-feira, 11 de junho de 2010

Ao Mestre, Com Carinho


Nelson Mandela não pôde ir a abertura da Copa devido ao triste falecimento de sua bisneta em um acidente. Mas a sua ausência não diminuiu a enorme importância deste dia da abertura de Copa. Uma belíssima festa, com muito colorido e animação marcaram o evento. Mas vamos falar do mais importante, dos jogos. Dois empates, dois gols.

- África do Sul 1 x 1 México

No primeiro tempo, domínio total do México. O time da terra do Chaves apertou demais a saída de bola dos sul-africanos, explorando muito as descidas pelo lado direito do ataque mexicano, com Aguilar em cima do fraquíssimo lateral esquerdo Thuwala. O México teve no mínimo três chances claríssimas de marcar um gol, fora um gol anulado justamente por impedimento. A África chegava as vezes com algumas jogadas de Tshubalala com Gaxa pela direita e com alguma colaboração do inseguro goleiro Perez. O primeiro tempo terminou num surpreendente 0 a 0. Giovani dos Santos, ex-Barcelona, foi o destaque do primeiro tempo (e era indiscutivelmente o melhor jogador tecnicamente em campo). No segundo tempo, Kiko, digo, Parreira ajeitou a marcação e aos poucos a África do Sul equilibrou a disputa pela posse de bola e meio de campo com o bom Tshubalala e o burorático Pienaar teve mais liberdade para tabelar e criar jogadas de ataque. Aos 10 minutos, Tshubalala foi premiado com um golaço, um petardo no ângulo, como diriam os antigos. O jogo parecia que ia se encaminhando para uma vitória dos sul-africanos, pois o México não ameaçava mais (teve apenas um chute forte de Giovani). Porém, em uma cobrança de falta, Rafa Márquez empatou o jogo com muita categoria. O gol é uma mostra da ingenuidade futebolística dos donos da casa: a linha burra de impedimento não funcionou, Mokoena dormiu e ficou sozinho no meio de dois mexicanos. Guardado desviou levemente de cabeça e Marquez (que não é o repórter da Rádio Globo) definiu. Ainda teve a chance do jogo no final quando Mphela recebeu um lançamento de Khune e chutou na trave do goleiro mexicano. Uma pena. O povo sul-africano merecia ter ganho neste jogo de abertura. Nelson Mandela merecia este presente, mas tudo bem. Depois do que eu vi no outro jogo do grupo, acredito que os donos da casa tenham chance de passar de fase. Como os meu comentários são totalmente parciais, torço muito para que os donos da casa e os mexicanos passem de fase neste grupo. Foi um jogo bem legal e bastante animado, ao contrário do jogo seguinte...

- Uruguai 0 x 0 França

A Jabulani sofreu demais! Nossa, que jogo ruim. Perdi uma hora e meia da minha vida esperando um gol naquele jogo. Dois times sem criatividade, errando muitos passes. O Uruguai extremamente dependente de Forlán, que arma as jogadas, faz gol, pinta, borda e faz uma faculdade de Física Quântica ao mesmo tempo. O time francês sem inspiração, com Ribery muito mal, Evra pouco inspirado, Gourcoff querendo ganhar medalha de ouro em chute à distância e CAnelka... bem... errando tudo como sempre e matando de canela quando possível. Henry entrou (aos 30 do segundo tempo!!!), mas não mudou o triste panorama do jogo. Esse treinador da França é maluco, aliás... Como deixar Henry e Malouda no banco? O time do Uruguai como diria o Sr.Omar é trágico... É só o Forlán, o Lugano e ninguém. Ainda teve um cara que entrou no segundo tempo e conseguiu ser expulso... Como diria Paulo Bonfá, esse foi um jogo duro... de assistir.

torcedora africana musa da copa
- A gostosa do dia... Eu queria ser uma bandeira da África do Sul... Pena que o tarado não olhou pra cima...

soccer city lotado áfrica do sul méxico
- Uma bela imagem panorâmica do Soccer City, estádio da abertura.

Em protesto, não exibirei nenhuma imagem da pelada entre Uruguai e França.


- Os gols de África do Sul e México.

Até amanhã!

PS. Este post é uma singela homenagem a Nelson Mandela e a todos os heróis que lutaram contra o apartheid e que hoje podem ver uma Copa sendo realizada na África. Ao Mestre Mandela os pêsames pelo falecimento de sua bisneta e muita força a este personagem extraordinário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário