quarta-feira, 10 de março de 2010

Por que todo mundo ignora o Chris?


- Porque ele é feio demais!


Volto a postar no blog depois de alguns meses para tentar responder a esta pergunta. A série é muito boa, uma das melhores comédias que já foram criadas nos últimos tempos, com excelente texto, personagens e piadas. Então porque os blogs de séries em geral e a grande mídia ignoram o Chris? Vão aí algumas explicações possíveis:

1- Crítica ao racismo: A série é focada na crítica ao racismo, já diria o Capitão Óbvio. A narrativa da infância do Chris adolescente também é uma das vertentes da história, mas nem de longe o foco principal da série. Mas quem for ver alguns vídeos no Youtube e a biografia de Chris Rock vai perceber que a crítica ao racismo foi e é o foco de sua carreira como comediante. As críticas ao racismo na série são contundentes e inteligentes (a ótima Sra. Morello que o diga). Num país como o Brasil, onde o racismo existe de forma intensa, mas é varrido para debaixo do tapete, deve ser difícil de ver que essa realidade existe e está presente por aí. Deve ser difícil para a elite que usa a internet aqui no Brasil ver uma comédia que fala toda hora de racismo! Que coisa chata! É melhor ver Friends e ver se o Ross e a Rachel vão voltar pela bilionésima vez! (Irônico on).

2- Pessoas pobres: Friends serve como gancho para o possível segundo motivo de todo mundo ignorar o Chris. A próposito sou fã de Friends, acho a série uma das melhores comédias de todos os tempos. Mas a maior parte dos seriados falam de pessoas ricas ou de classe média (em geral brancas), com vidas de marajá, indo a inúmeras festas ou vivendo em lindos subúrbios com casa cercadas cercadas por belos jardins. Não me lembro de nenhuma série americana que tenha retratado a vida de famílias pobres como o Chris. Honestamente, vejo por aí mais figuras como o Julius, Rochelle, Perigo e o Golpe Baixo do que Monica, Chandler e qualquer personagem de Gossip Girl. Bed Stuy (Só doido vai!) é a antítese do mundo perfeito das séries em geral: é perigosa, violenta e incrivelmente... comum e real. Deve ser um saco ver um bando de pessoas pobres e um lugar imundo na TV! Já não basta ver isso no Brasil Urgente ou no Ratinho!

3- Mulheres: Chris é extremamente honesto com as suas opiniões em relação as mulheres. Elas são complicadas, cheias de problemas e não são quase nada românticas. Isso deve irritar as mulheres também. Mas quem vê uma série de comédia as vezes se esquece que tudo ali é caricatura, tudo é exagerado. Algumas das frases dele em relação as mulheres são ótimas, perfeitas, hilárias.

4- Será que as pessoas realmente ignoram o Chris? - Os blogueiros especialistas em séries e a grande mídia sim, mas a audiência não. A maior comunidade sobre o seriado no orkut tem cerca de 209 mil pessoas inscritas, mais do que a maior comunidade de 24 horas (apesar de estar escondida na grade da Globo no início do ano) e Smallville, duas das séries mais populares da TV. Na Record, a série teve entre 10 e 11 pontos de picos de audiência durante a sua exibição, que podem ser considerados excelentes para uma série americana no Brasil. No ranking do site Minha Série, Chris está em segundo lugar na preferência de acessos da audiência (com nota 9,5), apenas atrás da série mais popular do momento, Supernatural. Ou seja todo mundo ama o Chris, só alguns poucos que não querem ou não podem ver não enxergam a realidade: Chris é uma das melhores comédias dos últimos 10 anos, quiçá pra mim a melhor comédia da década. Mas é isso aí, ninguém é obrigado a concordar comigo.

Mas pobre de quem a ignora. E se depender de mim, Everybody Hates Chris nunca passará batido.






Um comentário:

  1. Definitivamente o brasileiro ignora o Chirs pq se vê mt do Brasil naquele seriado, ou seja, é um espelho de um Brasil racista onde se deixa pessoas a margem, se olhar no espelho e se ver assim incomoda é melhor se maquiar para não se vÊ tão feio.

    ResponderExcluir